Quando você começa a avaliar se deve abrir uma loja virtual, algumas coisas podem lhe passar a impressão de que o atual momento não é muito propício para iniciar um empreendimento de vendas na internet. Antes do carnaval certamente não é um bom momento para abrir um novo empreendimento, certo? Em 2018 tivemos a copa do mundo, então nem pensar também. E as eleições? Como vai ficar o país após as eleições?
Logo o ano já vai estar acabando, depois vamos esperar o novo governo assumir e depois passar o carnaval. Então só em março de 2019, afinal não teremos Copa nem Olimpíadas, mas e a crise econômica?
Sempre é crise para quem só enxerga problemas e não vai atrás de soluções. O que realmente deveria lhe incomodar são as greves dos Correios, mas mesmo isso só incomoda quem não se prepara para estas inevitáveis greves, já que existem alternativas para manter suas entregas funcionando.
No entanto estas questões que mencionei acima, não devem ser seus parâmetros para decidir se vai ou não abrir uma loja virtual, existem outros e é deles que vamos falar.
A evolução dos números do comércio eletrônico
Não estou dizendo que todos os fatores citados não atrapalham o crescimento do e-commerce, claro que isso interfere negativamente, mas repare no gráfico acima que o faturamento sempre aumenta, mesmo em meio as crises econômicas, greve dos Correios, greve dos caminhoneiros e todos os eventos esportivos e feriados a que se tem direito.
Segundo o E-bit, cerca de 27,4 milhões de pessoas fizeram pelo menos uma compra em lojas virtuais. Se considerarmos que já somos mais de 200 milhões de pessoas, o e-commerce tem potencial de crescimento por um bom tempo ainda, à medida que se confirme a tendência de que cada vez mais brasileiros tenham acesso a internet.
Mas por que o e-commerce a segue em constante crescimento?
O Ebit divulgou recentemente seu relatório, Webshoppers, sobre o desempenho do comércio eletrônico brasileiro. Algumas explicações para esses números positivos podem ser encontradas abaixo:
- O crescimento constante de brasileiros com acesso à internet;
- Sites melhores preparados para navegação mobile (isto não é do relatório, é uma percepção pessoal);
- Aumento das vendas de smartphone e consequentemente das vendas por celular. Repare que no primeiro semestre deste ano 32% das vendas ocorreram, em média, por celulares ou tablets, um número 30% maior que o mesmo período do ano anterior, enquanto 68% ocorreram em computadores ou notebooks.
Afinal, qual o melhor momento para abrir sua loja virtual?
Podemos dizer que o melhor momento para abrir sua loja online é depois que você decidir se preparar para isso.
Ainda nos dias de hoje vejo muitos empresários entrar no e-commerce acreditando que, após sua loja virtual entrar no ar, as vendas vão ocorrer naturalmente, MAS NÃO VÃO! Ter uma loja online é como ter qualquer outro negócio e por isso exige preparação. Para fazer seu comércio eletrônico ter vendas consideráveis, você precisa seguir investindo após publicar sua loja. Nós tratamos anteriormente deste assunto neste artigo: Publicou a sua loja virtual? Descubra como começar a vender.
Cresce o número de compras com a opção “retirar na loja”
Outro fator que fortalece o comércio eletrônico é a possibilidade de retirar o produto na loja ou algum outro local determinado. No 1º semestre de 2018 cerca de 10% dos pedidos foram feitos através desta modalidade. As transportadoras ficaram com 53% enquanto os Correios ficou com 37%.
Embora esta modalidade não seja uma novidade ela vem ganhando força nos últimos anos, tendo como uma das vantagens reduzir os custos com frete para o cliente, aumentando assim as chances de efetivação de venda.
Atualmente também existem empresas que possuem pontos de retirada espalhadas pelo Brasil, isso permite que seu cliente retire o produto em um destes pontos. Essa é uma ótima opção, já que nem todo mundo tem uma rede de lojas espalhadas pelo Brasil e em alguns casos sequer possui uma única loja física.
Os Correios também possuem este serviço, permitindo que o cliente retire uma encomenda em uma de suas agências.
Todas as regiões do país apresentaram crescimento
No primeiro semestre de 2018, cerca de 27,4 milhões de pessoas fizeram pelo menos uma compra online, 7,6% a mais que no 1º semestre do ano passado.
Todas as regiões do Brasil apresentaram maiores índices de crescimento, com destaque para a região Sul que teve um desempenho 24% superior.
Como o brasileiro pagou nas lojas online no primeiro semestre
O gráfico mostra que a maioria dos brasileiros pagou suas contas à vista no primeiro semestre de 2018. Quem não quer receber à vista, não é mesmo? Apenas lembre-se que compras à vista não se fazem sozinhas, em geral são oferecidos descontos para quem paga nesta modalidade. Parcelamento sem juros também é atrativo, mas alguém sempre paga a conta, então tenha uma boa estratégia de precificação dos seus produtos para não sair no prejuízo.
Estudo aponta projeção de crescimento para o 2º semestre
A primeira metade de 2018 alcançou um crescimento de 8%, os dados coletados apontam um total de 54,4 milhões de pedidos realizados em lojas virtuais de todo Brasil. O ticket médio cresceu um pouco menos, 3,8%. O faturamento total foi de 23,6 bilhões.
O 2º semestre deve apresentar um crescimento de 12% no e-commerce. Ao mesmo tempo que existe a incerteza do cenário eleitoral, também temos 3 importantes datas de vendas pela frente, dia das crianças, black friday e natal.
O estudo completo do Ebit você pode acessar aqui e, caso se confirme suas projeções, o e-commerce brasileiro deve fechar com alta de 18%.
A internet mostra-se um canal eficiente e em constante crescimento e sempre apresentando inovações (algo que os clientes sempre buscam). Então não espere o melhor momento para começar a vender online, suas vendas começam com preparação e uma boa estratégia.