Lembro que no ano passado (2015) apareceu pra mim uma sugestão de camiseta, a partir de uma fanpage que havia curtido no Facebook, como gostei bastante dela fui até a loja virtual com uma forte intenção de compra, a camiseta em questões estava custando 50 reais. Entrei na página de detalhes do produto, vi descrição, zoom, etc, estava tudo certo, mas bem, faltava ver o frete, que pensei não seria problema, mas após fazer este cálculo, o valor da camiseta saltou para 80 reais.
Veja bem, eu gostei mesmo da camiseta, até poderia pagar 80 reais por ela, mas a ideia de estar pagando 30 reais, só de frete, não me agradou, pois esse não era o valor do produto, já que o valor do frete representava praticamente 38% do que eu iria pagar. No final resolvi que não gostei tanto assim da camiseta.
Antes de escrever este artigo voltei à loja em questão, vi que agora as camisetas estão custando R$ 65,90 e se eu tiver disposto a esperar 6 dias o frete para Porto Alegre sai por R$ 14,72, totalizando R$ 80,62. Bem, o valor pela camiseta agora me parece mais razoável, pois estaria pagando pouco mais de 65 reais pela camiseta e um valor bem menor pelo de frete. Embora o valor final de 2015 e 2016 sejam praticamente o mesmo, na cabeça de um consumidor (como eu) isso não funciona bem assim, o pessoal desta loja parece ter percebido isto ou recebido este feedback de outros clientes. (Vale aí um parêntese neste artigo: sempre ouça seus clientes!)
O frete no e-commerce é, sem dúvida, um dos principais fatores que influem no sucesso da sua loja virtual, pois o que você definir impactará sobre o quanto você vende e, sobre o que você vende, o quanto ganha com estas vendas. Por esta razão é importante estabelecer, de forma bem clara, uma boa política de frete dentro do seu site. Dedique um tempo para buscar a melhor solução de entrega para seus clientes.
Um dado interessante em relação a este tema revela que 67% dos entrevistados consideram o frete como um fator de desconforto no momento da compra, em seguida vem o fato de não poder ver ou experimentar o produto antes de comprar com 56% e atraso na entrega com 46%, segundo pesquisa do e-bit referente ao ano de 2015. Reparem que são dois aspectos citados relacionados a definição de política de frete nas 3 primeiras posições, dentre os fatores que ajudam a definir uma venda. Estes dados reforçam o quão é importante e quanto vale a pena o esforço para deixar este mecanismo do seu e-commerce o mais redondo possível.
Dar frete grátis é o melhor para atrair clientes?
Não há dúvida que o frete grátis é uma boa forma de atrair mais clientes, mas considere que seu cliente vai pesquisar por um valor final menor, ou seja, preço do produto mais valor do frete. Então se você der frete grátis e mesmo assim seu valor for maior do que a concorrência, poderá não converter a venda. Lembro ainda que este cliente ainda vai considerar o prazo de entrega e a confiança que ele tem na loja antes de finalizar a operação, entre outros fatores.
Em 2013 cerca de 59% das operações tinham a condição de frete grátis, esse índice se equiparou no primeiro semestre de 2014 e, no começo de 2015 houve uma inversão desta condição, onde apenas 39% das vendas ocorreram com frete gratuito (dados fornecidos pelo e-bit).
Durante muitos anos os lojistas de todo país usaram o frete grátis como forma de atrair clientes e impulsionar as vendas, contudo os números acima mostram que muitos destes lojistas se deram conta que não podem usar esta estratégia “de qualquer jeito” e, sim, deve haver uma estratégia para todos os produtos de sua loja, onde alguns podem ou não, ter frete grátis.
Um estudo feito pela Precifica, sugere estratégias para você trabalhar seu frete, confira abaixo.
Para produtos de baixo valor
Com frete baixo: coloque o FRETE DENTRO DO PREÇO
Com frete caro: coloque o FRETE DENTRO DO PREÇO
Para produtos de médio valor
Com frete baixo: dê FRETE GRÁTIS OU 100% COBRADO NO FRETE
Com frete caro: PELO MENOS 50% NO PREÇO E O RESTO NO CARRINHO
Para produtos de alto valor
Com frete baixo: coloque o FRETE DENTRO DO PREÇO
Com frete caro: PELO MENOS 25% NO PREÇO E O RESTO NO CARRINHO. Dependendo do mercado entre 25% e 75%
Retirar na Loja
Segundo o e-bit cerca de 30% dos compradores declararam que já retiraram suas compras em alguma loja física, então sempre que possível esta opção deve ser disponibilizada para seu consumidor.
Gateway de Frete
Uma opção que surgiu mais recentemente para os donos de lojas virtuais é o gateway de frete. Neste gateway uma empresa se compromete em reunir os Correios e mais uma variada gama de transportadoras, de forma que o seu usuário, o dono de loja virtual, possa reduzir seus custos e cobrir uma área maior de entrega. O desenvolvedor deste serviço ainda mantém sempre as tabelas de frete atualizadas e, no caso dos correios, existe um tempo de resposta menor que o próprio site dos correios, onde são feitas as consultas da sua loja e todas as outras na internet que utilizam os Correios. A Frenet, por exemplo, cita que tem as tabelas dos correios no seu sistema, isto é, caso o site dos Correios esteja indisponível você não vai perder sua venda, pois eles acabam por prover uma eventual queda do serviço. Além dos benefícios já citados, outros ganhos são uma maior taxa de conversão do carrinho com a redução do frete e prazo de entrega.
Espero que este artigo tenha ajudado a tirar algumas dúvidas suas, se precisar de mais informações sobre fretes não deixe de entrar em contato conosco, teremos prazer em ajuda-lo.