Inúmeros testes (os já conhecidos testes A/B) comprovam que a simples troca da cor do botão comprar pode influenciar no quanto você vende. Não só o botão comprar é importante, mas cada mecanismo do site que conduz seu cliente durante o processo de compra.
Como exemplo deste processo de compras destacamos o sistema de busca e a categorização dos produtos, possibilitando que estes sejam encontrados mais facilmente em sua loja virtual. A apresentação da página de produto, onde seu cliente está decidindo pela compra, a facilidade em fechar a compra, entre muitos outros fatores que falaremos aqui.
Nosso objetivo neste artigo é instruí-lo, através de uma checklist, como conferir se a usabilidade (também referido como UX – User Experience) do seu site está convidando seu cliente a comprar pelo seu e-commerce ou se está dizendo “vá embora”.
Mensurando resultados através da taxa de conversão
Antes de chegarmos no checklist, é bom você estabelecer alguns parâmetros de onde está e onde quer chegar, afinal não adianta você sair fazendo modificações sem saber se elas estão dando o resultado esperado, ou pior, estão dando um resultado negativo.
Nosso medidor aqui será sua taxa de conversão, ou seja, saber quantas vendas por visitas você tem e a partir daí buscar aumentar este percentual de vendas por visitantes.
Se você já investiu tanto tempo e trabalho para um cliente encontrar e acessar sua loja on-line, não lhe parece lógico fazer todo esforço que estiver ao seu alcance para que um potencial comprador converta na sua loja virtual, em vez da loja do concorrente?
Então como saber se minha loja possui um boa taxa de conversão?
- Ponto de partida: Vamos partir do princípio de que se o seu e-commerce não paga os custos de operação (hospedagem, manutenção, funcionários, etc) é porque alguma coisa está errada. É até normal você não vender muito logo que coloca a nova loja no ar, pois neste momento você ainda está buscando ter um número de acessos que possibilitem boas vendas. Mas se você já tem uma visitação ao menos razoável, precisa ter um percentual de vendas que pague sua operação e lhe permita seguir investindo na busca de novos clientes;
- Conversão média de um e-commerce: A taxa de conversão de um e-commerce costuma variar de 0,5% a 3%, mas em casos mais raros pode chegar a 20% ou até mais. Isso vai depender de vários fatores, que vão desde quanta concorrência você tem, sazonalidade, preço final do seu produto (produto + valor do frete), entre outros que veremos mais detalhadamente adiante, o que você precisa ter é uma leitura correta deste fatores para ter uma noção do tamanho do seu desafio;
- Seus meses anteriores como parâmetro: vender mais hoje do que se vendia ontem. Todos os aspectos que foram citados anteriormente podem dar uma noção pra você do que sua loja deveria estar vendendo, mas JAMAIS se limite por eles, limites sempre podem ser superados para quem está constantemente em busca de algo mais.
Como a boa navegação da loja pode aumentar minhas conversões?
Muitas teorias consolidadas sobre usabilidade ou navegabilidade em comércio eletrônico podem cair por terra mediante um simples teste A/B (aquele teste onde você faz duas versões da mesma página, com alguma alteração em uma delas, para ver qual converte mais ou tem melhor desempenho).
Já li muitos artigos desmistificando algumas práticas antes ditas como as melhores, por isso defendo que as melhorias práticas de usabilidade hoje conhecidas, devem ser utilizadas em combinação com um bom briefing, onde detectamos o perfil do cliente e do seu publico e, desta forma, podemos aplicar a solução mais adequada para cada caso.
O checklist que apresentaremos a seguir lhe dará uma lista dos itens essenciais e que devem estar adequados no seu site, e que de outra forma, podem trancar suas vendas se não estiverem adequados.
Você não precisa ser especialista em UX e apontar soluções para os problemas detectados, mas pode levar o que encontrar aos especialistas que estão lhe prestando suporte, por já terem vivenciada diversas situações poderão lhe apontar uma ou mais possibilidades de soluções que podem fazer toda a diferença.
Checklist de usabilidade para lojas virtuais
Os itens a seguir devem ser verificados tanto na versão desktop (PC) quando mobile, já que atualmente os acessos por celular e tablet estão muito parecidos com os acessos por PC.
Legibilidade do site
- Tamanho dos textos: confira se estão legíveis e se você consegue ler de forma confortável. Lembre-se que algumas pessoas têm maior dificuldade visual, então se você considera que tem boa visão e mesmo assim o tamanho dos textos da sua loja virtual está no limite visual, para pessoas com maior dificuldade e, que eventualmente sejam parte do seu público alvo, pode não estar bom;
- Cor dos textos: é normal designers produzirem um layout com textos em um tom de cinza mais claro por considerarem mais bonito e clean. por isso veja se os textos não estão claros demais ou se sua leitura prolongada está causando desconforto ao ler. Isto vale para qualquer cor, o texto precisa ter um contraste mínimo necessário com o fundo para proporcionar uma boa leitura;
- Imagens: sim, imagens também fazem parte da legibilidade do site. Sua loja precisa ter imagens de qualidade, sobretudo quando se tratar do seu produto. Esse é um problema que por vezes encontro nos e-commerces menores, onde o administrador não tem ideia ou tempo para encontrar boas imagens. Ao entrar no detalhe do produto e ampliar a imagem, se ela fica borrada ou pixelada, por ser pequena e de baixa qualidade. Se você não conseguir encontrar imagem melhor é preferível desabilitar a ampliação da imagem.
Itens clicáveis
- Menus: seus menus devem ter algum evento que indique que o seu cliente está passando o mouse por cima, assim ele percebe mais facilmente que o link é clicável;
- Botões: a principal ideia do botão é convidar o seu usuário para o clique, verifique se o seu está convidativo. Não é necessário que o botão tenha relevo e sombra, como já li em muitos artigos, isso reforça a ideia de botão, claro, mas em alguns casos pode ficar em desacordo com o restante do site. Em muitos casos o próprio contexto indica a ideia de botão no site e é convidativo;
- Links de texto: se o seu texto for um link, procure destacá-lo de alguma forma, ou colocando um sublinhado ou trocando a cor. Não use negrito, pois ele é comumente utilizado para dar destaque em textos e não será notado como um link se não vier acompanhado de algum outro recurso como um sublinhado, por exemplo;
- Categorização: em alguns casos esse pode ser um serviço um pouco difícil e por isso muitas vezes acaba não se dando a merecida atenção aos nomes das categorias do seu site, mas uma boa escolha dos nomes das categorias e subcategorias é essencial, já que esta é uma forma que seu cliente pode encontrar os produtos que deseja na sua loja virtual. Procure não inventar novas nomenclaturas, use os nomes que já são padrões consolidados no mercado.
Navegação
- Filtros nas galerias: veja se o seu site possui e se está funcionando corretamente;
- Navegue pelo site: veja se não há páginas sem conteúdo, conteúdo trocado ou errado, confira se não há links quebrados. Navegue no seu site pelo desktop e pelo celular, perceba se está se adequando em ambos dispositivos e se não há conteúdo cortado ou quebrado;
- Galeria de produtos: acesse uma galeria com bastante produtos, confira a paginação;
- Busca: faça alguns testes na sua ferramenta de busca, veja se ela está trazendo os resultados esperados e se eles estão logo no começo da lista. Mas atenção, os sistemas de busca geralmente priorizam o título do produto, então se o nome buscado não estiver no título o resultado não virá como espera, é preciso adequar o cadastro de produtos neste caso.
Botão Comprar na página de produto
- Cor: existem uma série de estudos sobre a cor que o botão deve ter, você vai ouvir muito que o verde, que é uma cor que tem a conotação de “seguir adiante”, é a melhor e que pelo mesma lógica o vermelho é ruim.Porém como falamos anteriormente isso não é necessariamente verdade. Se todo site for verde e seu botão também, ele ficará “camuflado” no layout e, portanto, não chamará a atenção. Então neste caso o mais importante é que a cor escolhida contraste com o restante do layout, chamando assim mais atenção. Se você quiser se aprofundar e achar a melhor cor para a sua loja virtual, formato, tamanho, ou mesmo se quiser testá-lo tendo sombra e relevo, o mais indicado é fazer um teste A/B, pois nenhuma dica que eu possa dar aqui é mais acertiva do que você fazer seus próprios testes;
- Localização: ele deve estar na parte mais acima possível, sem que o usuário precise rolar a tela, deve ficar próximo ao preço do produto. Geralmente nessa hierarquia o nome do produto e o preço (que são as informações básicas do produto) vem antes do botão;
- Tamanho: ele deve ter um tamanho de destaque em relação aos demais botões da página. É comum ver o botão comprar com tamanho parecido com outros botões como o de cálculo de frete, por exemplo.
Formulário de contato
- Campos obrigatórios: devem estar indicados para o usuário, geralmente são indicados através de um asteriscos, mas esta indicação também pode ser feita de outra forma, desde que fique claro para o usuário;
- Veja se o formulário não tem campos demais: isso desestimula o seu cliente do preenchimento. Sempre se pergunte: “eu vou utilizar aquele dado que está sendo pedido”?
- Simule envios para “dar errado”: confira se estão aparecendo os alertas de erro e se estão aparecendo de forma apropriada. Por exemplo, tente fazer o envio sem preenche nenhum campo, deverá ser solicitado ao usuário que preencha os campos obrigatórios, veja se o alerta está aparecendo em local visível. Confira também se no campo onde deveriam ir apenas números estão sendo aceitos letras (ex.: campo telefone)?
- Faça um envio de teste: e veja se a mensagem chegou no seu e-mail (aquele que indicou para o seu desenvolvedor colocar no formulário da sua loja virtual);
Simulando compras
- Faça um cadastro no seu site: os testes que você deve fazer aqui são semelhantes ao formulário de contato, apenas mais extensos. Chamo atenção apenas para que você se certifique de que após preencher e sair do campo CEP, o seu formulário está trazendo as informações do endereço correspondente ao CEP digitado, a exceção dos campos número e complementos;
- Compre no seu site:
a) Faça compra com todos os meios de pagamento já homologados;
b) Veja se os valores de frete calculados pelo site estão corretos;
c) Os botões que conduzem as próximas etapas devem estar em destaque, semelhante ao que dissemos para o botão comprar.
Acesse a área do cliente, veja as informações dos seus pedidos.
Você considera que tem um número razoável de acessos, porém acredita que as vendas não estão dentro do esperado?
Se você já verificou a usabilidade da sua loja virtual pode começar a considerar outros fatores que influenciam nas suas vendas, como:
- Ramo de atuação;
- Concorrência;
- Preço dos seus produtos: confira se sua política de frete não o está prejudicando, fizemos um artigo explicando como você pode melhorar a cobrança do seu frete;
- Sazonalidade: tire tudo que puder de datas como dias das mães, dia dos pais, black friday, natal, etc. No período das férias de verão procure fazer promoções ou queimas de estoques. Mas atenção, só faça promoções se elas forem reais, promoções falsas podem lhe dar má fama e prejudicar sua reputação, lembre-se que na internet esse tipo de informação pode se espalhar de forma muito rápida;
- Usabilidade da Loja Virtual;
- Atendimento ao cliente: tenha canais de telefone, e-mail e chat, para que o seu cliente se sinta mais seguro em comprar na sua loja. Após fazer a venda não esqueça do seu cliente, faça campanhas de e-mail marketing para os clientes que aceitaram receber seus e-mails e em alguns caso ofereça cupons de desconto;
- Confiabilidade da página: https: comentários em grupos e blogs, cadeado, releases de produtos honestos, design da página;
- Reputação: você constrói mediante todo um processo, da fidelidade das informações mostradas, passando pela entrega, atendimento, tudo gera comentários positivos que constroem sua reputação.
Conclusão
Lembro apenas que a boa usabilidade de um site é apenas um dos muitos aspectos que compõe as soluções de uma loja virtual de sucesso.
Fique atento a tudo que cerca o e-commerce e conte com sempre com a nossa ajuda.