Recrutar equipe para e-commerce é uma tarefa que exige planejamento. Apesar de ser um empreendimento menor do que uma loja física, um e-commerce demanda profissionais dedicados.
Abrir um e-commerce é uma boa alternativa para quem deseja começar um negócio próprio e ainda não tem um grande capital.
Para escolher os melhores candidatos, o gestor deve levar em conta uma série de fatores.
Nesse texto, você vai aprender sobre como começar um processo de recrutamento, quais são os cargos mais importantes em uma equipe de e-commerce e a importância de contar com uma consultoria nessa etapa. Confira.
Como fazer o recrutamento para o seu e-commerce
O primeiro passo é buscar por pessoas que conheçam o ambiente digital. Montar uma operação de e-commerce é diferente de abrir uma loja física. É preciso ter noções e habilidades específicas.
Perfis desejáveis
É importante definir qual é o perfil de profissional que você está buscando. O gerente de uma corretora de seguro auto, por exemplo, precisa ter competências específicas, como proatividade, conhecimento profundo da área e poder de decisão.
Um membro de uma equipe de e-commerce precisa ter familiaridade com marketing digital, comércio virtual e demais tecnologias.
Descrição e divulgação da vaga
Tenha cuidado na hora de determinar os salários de cada cargo e o regime de trabalho.
Oferecer uma quantia compatível com o teto da profissão é crucial para atrair mais candidatos e proporcionar um ambiente de trabalho adequado.
Evite contratar conhecidos na base da camaradagem. Lembre-se que todo negócio precisa de profissionais altamente qualificados para prosperar e ter longevidade.
Na hora de divulgar a vaga disponível, aproveite os meios variados que a internet oferece, como:
- LinkedIn;
- Grupos no Facebook;
- Sites e agências de emprego;
- Empresas júnior em universidades.
Tomando esses cuidados, você garante que as vagas atraiam os melhores candidatos para sua empresa.
Seleção
Depois de definir e divulgar as vagas, é hora de fazer as entrevistas com os perfis interessados.
O processo de entrevista é um dos gastos para abrir uma empresa mais importante porque assegura que o recrutamento seja o mais minucioso possível.
Nessa etapa o primeiro passo é analisar os currículos. Escolha aqueles que sejam mais compatíveis com as necessidades da empresa.
Se você tem uma loja de velas, por exemplo, contratar um gestor que tenha alguma ideia de como ter lucro com empresa de velas
Portanto, convoque os selecionados para uma entrevista presencial. Na entrevista, pergunte sobre as experiências anteriores de cada um e avalie a capacidade de comunicação e a postura das pessoas.
Se achar necessário, organize dinâmicas para analisar os conhecimentos dos candidatos.
O profissional escolhido deve ser aquele que mais se encaixou no perfil proposto na vaga.
Ele deve ter os conhecimentos necessários e demonstrar capacidade de se integrar no ambiente da empresa.
Apesar de se tratar de um empreendimento virtual, uma equipe de e-commerce deve ter sinergia e boa comunicação especialmente se trabalham em um escritório compartilhado.
No tópico a seguir, saiba quais são os cargos mais importantes para seu e-commerce.
Profissionais essenciais para seu e-commerce
Não é raro encontrar empresas de e-commerce de equipe reduzida a poucas pessoas.
No entanto, quando o volume de trabalho começar a aumentar, é primordial que o gestor recrute mais pessoas.
Existe uma série de cargos que fazem a diferença nesse tipo de empreendimento. Conheça-os agora:
Gerente de e-commerce
Todo empreendimento precisa de um profissional que seja responsável pela coordenação de todas as atividades da equipe.
O gerente de e-commerce é esse profissional. É tarefa dele delegar funções, traçar metas e estratégias para aumentar as vendas.
Se seu negócio ainda está nos primeiros estágios, é adequado que você mesmo assuma essa função, já que você é a pessoa que conhece com mais profundidade todas as etapas.
No entanto, não se esqueça de investir em formações complementares, como cursos de liderança e consultoria empresarial.
Profissional de logística e operação
A logística é composta pelos detalhes administrativos que assegurem que a empresa siga produzindo com constância.
A organização do estoque, o envio de produtos e o contato com fornecedores são as principais atribuições desse cargo.
É uma tarefa comum a muitas empresas independentemente do ramo de atuação, desde empresas terceirizada de carga e descarga a e-commerces.
Financeiro
O setor financeiro se comunica intimamente com a gerência. Em empreendimentos desse tipo é comum que um mesmo profissional acumule as duas funções.
Esse é o setor responsável por cuidar da contabilidade da loja. Isso inclui administrar despesas, pagamento de impostos, despesas gerais e receitas do e-commerce.
Sendo assim, é um cargo vital para todo empreendimento. Por isso, deve ser ocupado por um profissional de confiança com habilidades em contabilidade e administração.
Do mesmo modo que o gestor de uma empresa de máquinas pesadas precisa saber mandrilhadora de campo preço, uma empresa de e-commerce precisa de um funcionário dedicado à pesquisa de preços da concorrência.
Se ocorrer de alguém acumular a função financeira e a gerência, é preciso procurar um serviço de consultoria empresarial sobre o qual falaremos mais à frente.
Marketing e social media
O marketing é o grande segredo por trás da visibilidade de qualquer empresa. Uma administradora de condomínios não consegue clientes se não investir em marketing. O mesmo vale para o seu e-commerce.
As tecnologias atuais permitem que marcas estabeleçam uma comunicação efetiva com seus clientes por meio da internet.
Isso envolve desde a criação da sua identidade visual até o serviço de atendimento ao consumidor. Todas as etapas devem estar voltadas para agregar valor à empresa.
No ramo de vendas isso é ainda mais prioritário. Por meio de ações de marketing seu e-commerce pode alcançar os mais variados tipos de público e atender a todos de acordo com as suas necessidades e desejos.
Ter um setor voltado exclusivamente ao marketing e social media é primordial, pois esse ramo demanda dedicação e conhecimento.
Web designer
O web designer é responsável pela criação e manutenção do seu site, ou seja, é um profissional essencial para qualquer empresa de e-commerce, já que a loja se resume ao site.
Seu site deve ter um design atraente e responsivo para motivar os visitantes a passar horas navegando nele.
Um site bonito é o primeiro passo para o aumento das vendas. A manutenção periódica dele é o segundo passo, pois garante que o endereço estará online sempre que clientes desejarem entrar nele.
Esse cargo pode ser ocupado por profissionais contratados por meio de uma empresa de mão de obra terceirizada em fortaleza, por exemplo. Mas, é importante que ele seja competente e de extrema confiança.
Gestor de tráfego
O gestor de tráfego dialoga com o web designer. Ele é o responsável por garantir que seu site tenha o maior número de acessos.
Ele vai fazer isso por meio da promoção de campanhas por meio de ferramentas como Google Ads e Instagram Ads.
Outra atribuição importante é a análise do comportamento dos visitantes do seu e-commerce.
Com um profissional voltado totalmente para isso, é possível identificar padrões de comportamento e pensar em estratégias para que clientes em potencial se movam mais rapidamente no funil de vendas.
A importância da consultoria de e-commerce
A internet oferece muitas oportunidades de negócio. Para aproveitá-las ao máximo, o ideal é contar com o apoio de uma consultoria.
A consultoria é uma atividade profissional dedicada a analisar e apresentar soluções para diversos tipos de negócios.
A ideia é que um profissional de confiança se familiarize com os processos da empresa e diga ao gestor quais são os problemas da operação e como solucioná-los.
Consultores em e-commerce geralmente começam definindo metas e objetivos para a equipe.
Para aprimorar o processo de conversão de clientes, o consultor também pode utilizar estratégias de marketing, como definição de personas.
Esse profissional vai analisar todos os setores do seu negócio e te mostrar como melhorá-los, desde o cadastro de produtos até otimização da logística.
Ter uma perspectiva exterior do seu empreendimento é um grande diferencial porque abre caminhos para novas maneiras de trabalhar.
Isso garante que a inovação e a longevidade da sua empresa no mercado, além de te dar ferramentas para solucionar problemas antes que eles causem prejuízos decisivos.
Conclusão
O ramo do e-commerce é reconhecido pela inovação e oportunidades de atingir públicos expressivos com menos recursos.
Essas facilidades fazem com que ele seja uma escolha para vários empreendedores de pequeno e médio porte.
A necessidade de escolher uma equipe competente é o diferencial entre negócios de curta duração e negócios de maior sucesso.
É preciso investir em tecnologia e qualificação para toda a equipe, de modo que ela tenha as melhores ferramentas ao seu dispor para entregar um trabalho notável.
Ninguém busca pelo serviço de empresa que faz transferência de carro de alguém sem reconhecimento na área. O mesmo vale para negócios online: as pessoas envolvidas tem que ter expertise.
Esse texto buscou detalhar as informações mais importantes sobre recrutamento, cargos e consultoria empresarial. Com esse conhecimento, você tem meios para começar seu negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.