Visando o segmento de móveis de alto padrão para casa e condomínios, com produtos que vão desde cadeiras e mesas, passando por carros para servir churrasco e itens para jardim como ombrelones e espreguiçadeiras, a Tramontina buscou força na comercialização dos seus produtos no E-commerce, desenvolvendo sua própria loja virtual.
Desenvolvida com a plataforma Magento, a Loja Virtual da Tramontina é uma parceria entre FastCompras e 3yz, que desenvolveram soluções personalizadas para este projeto, começando na arquitetura de informação e design, até soluções de plataforma e integração de ERP.
Soluções que se destacam
Produto de qualidade e publico segmentado
A Tramontina trabalha exclusivamente com móveis de madeira nobre em seu site, onde é destacado a alta qualidade dos seus produtos. Essa opção de trabalhar com uma linha específica de produtos, faz com que o seu E-commerce tenha uma segmentação natural do publico, podendo trabalhar mais facilmente o conteúdo de seus produtos e aumentando sua relevância para os buscadores e para seus clientes.
A Tramontina ainda destaca em sua loja virtual o seu compromisso ambiental e social, agregando ainda mais valor aos produtos que comercializa, e diferenciado-se da concorrência.
Usabilidade e navegabilidade
A Loja Virtual da Tramontina foi planejada para ter um design simples e sofisticado, com soluções práticas dando ao usuário um site na medida que ele necessita. É comum ver inúmeras lojas com funcionalidades que muitas vezes acabam mais atrapalhando do que ajudando o usuário, o que pode acabar comprometendo, em parte, as vendas.
Para a galeria de produtos (ou vitrine), por exemplo, foi implementada a solução de imagem ambientada, onde ao passar o mouse sobre um produto na galeria a imagem troca para outra com o produto inserido no ambiente, sugerindo assim sua utilização e aumentando o desejo de compra do usuário.
Esse conceito de imagem ambientada no e-commerce é ampliado no segmento de móveis para condomínio, onde dentro de uma imagem ambientada existem vários produtos que você pode comprar à partir desta mesma imagem. Clicando aqui você poderá entender melhor esta solução.
Preparando a campanha para o Black Friday
A Tramontina trabalha campanhas e promoções durante todo ano, o que visivelmente ajuda a aumentar as visitas e as vendas do site, mas fica evidente ao olharmos para o Analytics a força que teve o Black Friday de 2015, onde a Tramontina registrou o maior número de acessos até o momento. Se analisarmos apenas o mês de novembro de 2015 o número de visitas aumentou em pelo menos 6 vezes. Esses números, contudo, não foram alcançados apenas pela data, mas também porque o site e as campanhas já começaram a ser planejadas de forma antecipada.
Projetando a Loja Virtual para o crescimento dos Acessos Mobile
Em alguns meses foi registrado mais da metade dos acessos vindos de dispositivos mobile, o que valida o esforço feito desde o lançamento do comércio eletrônico em outubro de 2014, antes mesmo da mudança do algoritmo do Google, que dá mais relevância no seu mecanismo de busca aos sites adaptados para celulares e tablets. A loja virtual da Tramontina foi concebida desde o início para ser mobile e desktop, se ajustando conforme as necessidades que foram se apresentando a partir da experiência dos seus consumidores e das métricas que passaram a ser exigidas pelo Google.
Conheça a loja virtual da Tramontina!